Quantcast
Channel: G&A Consultoria
Viewing all 5648 articles
Browse latest View live

Article 0

$
0
0

PT deve estar mordendo a língua ao dizer que recebeu governo quebrado, diz FHC

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma "alfinetada" no governo da presidente Dilma Rousseff

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O dólar atinge máximas a cada dia e hoje, chegou a superar os R$ 4,20 logo no início da sessão desta quinta-feira (24).
E, logo nesta manhã, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma “alfinetada” no governo da presidente Dilma Rousseff em sua página no Facebook. Segundo ele, o “PT deve estar mordendo a língua, de tanto que disse que recebeu um governo quebrado em 2002″.
“Nunca reconheceram que o dólar disparou e a inflação subiu naquele ano exatamente em função do medo causado pela eleição do Lula”, afirmou o ex-presidente. Ele ressaltou que, agora, a alta do dólar bateu todos os recordes devido ao medo causado pelo “desgoverno do próprio PT”, afirmando que nada nas contas externas justifica tão forte desvalorização do real frente ao dólar.
“Só mesmo a percepção de que nas mãos do governo do PT não existe capacidade para corrigir os erros de política econômica que seu governo fez, reiteradamente. São as lições da história”, completou.
Confira a nota na íntegra: 
“O PT deve estar mordendo a língua, de tanto que disse que recebeu um governo quebrado em 2002. Nunca reconheceram que o dólar disparou e a inflação subiu naquele ano exatamente em função do medo causado pela eleição do Lula.E agora? A alta do dólar bateu todos os recordes devido ao medo causado pelo desgoverno do próprio PT. Nada nas contas externas justifica tão forte desvalorização do Real frente ao dólar. Só mesmo a percepção de que nas mãos do governo do PT não existe capacidade para corrigir os erros de política econômica que seu governo fez, reiteradamente. São as lições da história”
Fonte: MSN

Article 2

$
0
0

Assembleia da ONU começa nesta segunda com Dilma, Obama e Castro

Presidente brasileira será a primeira chefe de estado a discursar.
Debate geral será realizado até o próximo sábado (3).

Do G1, em São Paulo
Assembleia Geral deve reunir 140 chefes de estado e de governo na sede da ONU, em Nova York (Foto: Pablo Martinez Monsivais/Reuters)Assembleia Geral da ONU começa nesta segunda-feira (28) na sede da organização, em Nova York (Foto: Pablo Martinez Monsivais/Reuters)
A partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (28) os chefes de Estado e de Governo dos 193 países da ONU começam a falar no debate geral da Assembleia Geral, na sede da organização, em Nova York. O G1 acompanha em tempo real os discursos de alguns dos principais chefes de Estado desta segunda.

O debate começa com as palavras do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Em seguida, o presidente da 70ª Assembleia Geral Mogens Lykketoft fala para abrir a sessão de debate. Lykketoft foi eleito presidente da assembleia em junho deste ano, quando era o presidente do Parlamento da Dinamarca.

O primeiro chefe de Estado a falar é a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O Brasil abre o debate, como ocorre tradicionalmente desde a Assembleia Geral de 1995.

De acordo com a agência Efe, a presidente deve abordar, além de assuntos internacionais, a situação do país e tentará transmitir confiança na recuperação econômica do Brasil, o que o governo garante que começará a ocorrer a partir de 2016.
Depois de Dilma é a vez do presidente americano Barack Obama. No período da tarde discursará o presidente cubano Raúl Castro. A última apresentação de um presidente cubano à reunião anual da ONU foi a de Fidel Castro no ano 2000. Nos últimos anos, o chanceler Bruno Rodríguez tomou a palavra na representação da ilha.

A presença de Raúl Castro é um símbolo na perspectiva do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos em julho passado, após 54 anos de ruptura, segundo análise da agência France Presse. Em julho, EUA e Cuba retomaram sua relações diplomáticase abriram embaixadas nos respectivos territórios.

Também falarão nesta segunda-feira os presidentes da China, XI Jinping, da Rússia, Vladrmir Putin, do Irã, Hassan Rouhani, da França, François Hollande, do México, Enrique Peña Nieto, do Chile, Michelle Bachelet, da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, entre outros. O debate será realizado até o próximo sábado (3).

Article 1

Article 0

Article 4

$
0
0

Padre critica ingerência do Governo do Estado com a UERN

Charles Lamartine falou durante missa na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, pedindo para que a greve na instituição de ensino superior acabe. “Isso não é brincadeira”, disse.
Padre Charles Lamartine se mostrou inquieto com os quase quatro meses de greve na UERN (Foto: Arquivo)
Padre Charles Lamartine se mostrou inquieto com os quase quatro meses de greve na UERN (Foto: Arquivo)
O padre Charles Lamartine, durante sermão na Catedral de Santa Luzia neste domingo, 27, fez críticas à ingerência do Governo do Estado com relação a Mossoró, sobretudo quanto à greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que arrasta há quase quatro meses. O desabafo aconteceu exatamente um dia antes da data em que a instituição completa 47 anos de fundação, comemorado hoje, 28 de setembro.
“Nós precisamos que essa greve acabe. Isso não é brincadeira”, lamentou o Padre Charles Lamartine, lembrando que muitos estudantes, de várias cidades da região, estão sendo prejudicados com a falta de aulas.
“Robinson Faria, quando ganhou, disse lá em Natal: vou ser o melhor governador do Rio Grande do Norte’. Mas, uma pessoa que não prioriza a educação como base de emancipação de uma sociedade desenvolvida, não é capaz de ser nem o pior, quanto mais, o melhor governador”, criticou.

Article 3

$
0
0

“Prefeita ostentação” se entrega à polícia após 39 dias foragida

Esquema no qual governante estava envolvida fraudava Bolsa Família e a Secretaria de Assistência Social de Bom Jardim

Prefeita costumava ostentar nas redes sociais. Foto: Divulgação
Prefeita costumava ostentar nas redes sociais. Foto: Divulgação
A prefeita de 25 anos afastada do cargo em Bom Jardim, no Maranhão, se entregou à polícia após passar 39 dias foragida. Acusada de desviar milhões dos cofres públicos, Lidiane Leite da Silva desapareceu após ter prisão decretada na Operação Éden, que investiga irregularidades no aproveitamento de verbas da educação. Ela ganhou notoriedade pelo estilo “ostentação” no qual se expunha na Internet.
Após prestar depoimento e passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), Lidiane deve ser encaminhada para o quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís para aguardar decisão da Justiça.

Article 2

$
0
0

Mossoró celebra os 132 anos da libertação dos seus escravos com a tradicional Festa da Liberdade

Feriado municipal é mais celebrado na cidade do que a sua própria Emancipação Política Feriado municipal é mais celebrado na cidade do que a sua própria Emancipação Política Na próxima quarta-feira (30) Mossoró festejará mais uma vez sua maior festa cívica. Mais celebrada até do que o feriado de Sete de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil, a Festa da Liberdade exalta a libertação dos escravos em Mossoró, cinco anos antes da Lei Áurea.
"A data é tão importante que se sobrepõe, em nível de comemoração, à Emancipação Política de Mossoró. O feriado enfatiza isso, demonstrando o quanto o povo mossoroense celebra essa conquista", enfatiza o historiador Geraldo Maia do Nascimento.
O feriado municipal foi instituído pela Lei nº. 30, de 13 de setembro de 1913, sendo que Mossoró libertou seus primeiros 40 escravos no dia 10 de junho de 1883, por meio da Sociedade Libertadora Mossoroense que, na ocasião, estabeleceu ainda que até o dia 30 de setembro daquele ano fossem livres todos os 86 negros não livres existentes na cidade.
No dia 29 de setembro, Joaquim Bezerra da Costa Mendes, presidente da Sociedade, enviou à Câmara Municipal um ofício onde informava que a proclamação da liberdade em Mossoró iria acontecer no dia 30 a partir do meio-dia, o que foi prontamente acatado.
Apesar de celebrado e propagado por várias décadas, pela população e por memorialistas, alguns historiadores não veem motivos para a comemoração. Segundo apontamentos do memorialista Raimundo Nonato, no seu livro "História Social da Abolição em Mossoró", em 1862, Mossoró tinha apenas 153 escravos, um número considerado baixo para a população da época, que era de 2.493 pessoas.
Ainda, segundo levantamentos da época, a cidade não tinha engenhos, e os escravos ajudavam os seus senhores apenas na lida com o gado, o que não exigia muito de força humana.
Com a libertação dos seus escravos, a cidade passou a ser exaltada pelo feito e a partir de então, muitos escravos de outras regiões começaram a migrar para Mossoró no intuito de conseguir aqui a tão sonhada alforria.
Lei nº. 30, de 13 de setembro de 1913, que instituiu o feriado municipal completa 102 anos
“Ilustríssimos Senhores Presidentes e Vereadores da Câmara Municipal.
A Sociedade Libertadora Mossoroense, por seu presidente abaixo assinado, tem a honra de participar a V.Sªs. que, amanhã, 30 de setembro, pela volta de meio-dia, terá lugar a proclamação solene de Liberdade em Mossoró. E, pois, cumpre-me o grato dever de convidar V.Sªs. e seus respectivos colegas, representantes do município, para que se dignem de tomar parte nessa festa patriótica que marcará o dia mais augusto da cidade e do município de Mossoró. A emancipação mossoroense é obra exclusiva dos filhos do povo; a esmola oficial não entrou cá.
Sua Majestade, o Imperador, quando lhe comunicamos a próxima libertação do nosso território, foi servido de enviar a dizer-nos pelo Senhor Lafayette, Presidente do Conselho do Conselho de Ministros, que nos agradecia. A libertação está feita e ninguém apagará da história a notícia do nosso nome. Os mossoroenses são dignos de ser olhados com admiração e respeito hoje e daqui a muito tempo, por cima dos séculos.
A Sociedade Libertadora mossoroense se congratula com V.Sªs. por tão falto acontecimento. Deus guarde a V.Sªs. Ilustríssimo Senhor Romualdo Lopes Galvão, digno Presidente da Câmara Municipal desta cidade de Mossoró.
O Presidente Joaquim Bezerra da Costa Mendes, Sala das Sessões da Sociedade Libertadora Mossoroense, 29 de setembro de mil oitocentos e oitenta e três”.

Article 1

$
0
0

Presidente do Globo se filia ao PP para ser candidato a prefeito

Blog do César Santos

O empresário Marconi Barreto se filiou ao PP para ser candidato à Prefeitura de Ceará-Mirim.
No mundo político, um mero desconhecido fora de sua cidade.
No futebol futebolístico, figura bastante conhecida e respeitada.
Marconi Barreto é o fundador do Globo, clube de futebol que apesar de novo já faz sucesso no cenário potiguar.
Ele também construir o "Barretão", estádio de Ceará-Mirim, com capacidade para sediar jogos a nível nacional.
A sua ida para o PP teve o trabalho de formiguinha do presidente estadual do partido, ex-deputado federal Betinho Rosado.
A solenidade de filiação, nesta segunda-feira (28), teve a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Article 0

$
0
0

Postado em  28/09/2015 - 19:51

Potiguar escolhe presidente em eleição nesta terça-feira

Divulgação
Nos bastidores, comenta-se que Benjamim Machado voltará à presidência do clube
Marcos Santos/Da Redação
O Potiguar realiza suas eleições nesta terça-feira, 29, para definir o quadro do conselho deliberativo e também a diretoria executiva, que irá gerir o futebol do clube pelos próximos dois anos.
De acordo com o edital de convocação publicado na semana passada, o evento começa “às 19h em primeira convocação, e não sendo alcançado o quórum exigido pelo estatuto, às 19h30 do mesmo dia, em segunda convocação”. O local é a sala de reunião do estádio Leonardo Nogueira.
A eleição é apenas por mera formalidade, porque não há a disputa pelo cargo, nem voto, considerando as dificuldades de gerir o futebol profissional. Os nomes são escolhidos para os dois quadros – deliberativo e diretoria executiva – por aclamação, muitas vezes em uma reunião rápida. É assim que acontece desde a fundação do Potiguar.
O atual presidente da diretoria executiva, Jorge do Rosário, já afirmou e reiterou por algumas vezes sua posição de não renovar o mandato. Mostrou-se desgastado.
Em sua gestão, o clube deu exemplo de responsabilidade com fornecedores e funcionários com pagamento em dia da folha salarial. Por conta própria, Jorge fez doação de um terreno para o Potiguar construir o seu campo de treinamento.
Mas o mesmo não se pode dizer quando o assunto é resultados dentro de campo. Na era “Jorge do Rosário”, o time fez campanhas pífias no Campeonato Estadual – 2014 e 2015 –, o que contribuiu para se tornar sazonal durante cada temporada, sem conseguir classificação para o Campeonato Brasileiro no segundo semestre.
Decisões equivocadas e assessoria muito pouco significativa são apontadas pelos críticos como o pecado da sua gestão no trato com o futebol profissional.
Em entrevista após o Estadual deste ano, Jorge do Rosário admitiu os erros. Naquela época, já dizia que não continuaria na presidência, mas garantia continuar colaborando com o Potiguar, algo que sempre fez desde 2004.
VOLTA DE BENJAMIM
Nos bastidores do Potiguar, comenta-se que Benjamim Machado voltará à presidência. Seria ele a única pessoa entre os alvirrubros, que formam o “pelotão de frente” do clube, com tempo disponível para gerir o futebol do time.
De momento, a sua única preocupação é saber se poderá contar com todos aqueles pares que estiveram dando apoio, direta e indiretamente, na gestão de Jorge.
Por Jorge, o nome à presidência deveria ser outro, pois Benjamim esteve recentemente no cargo de presidente, sendo ele, Jorge, o seu sucessor, mas encontrou resistência nos nomes consultados, entre eles o de Jacob de Castro.
Assim como Jacob, todas as pessoas procuradas por Jorge disseram que não tinham tempo para comandar o Potiguar.

Article 6

$
0
0

Raúl Castro pede a Obama fim de embargo contra Cuba

Presidentes fizeram sua primeira reunião desde reaproximação de países.
Cuba e EUA retomaram relações diplomáticas este ano.

Da France Presse
Os presidentes americano Barack Obama e cubano Raúl Castro realizaram nesta terça-feira (29), na sede da ONU em Nova York, sua primeira reunião bilateral desde a abertura das embaixadas em Washington e Havana em julho passado, após 50 anos de relações rompidas.
Segundo o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, Raúl pediu a Obama a suspensão do embargo contra Havana. Apesar da reaproximação diplomática entre os dois países, o embargo econômico ainda vigora e seu fim depende da aprovação do Congresso dos EUA.
"O presidente cubano reiterou que, para que haja relações normais entre Cuba e Estados Unidos, deve ser levantado o bloqueio que causa danos e privações ao povo cubano", declarou Rodríguez em coletiva ao final do encontro.
"O ritmo do processo de normalização das relações bilaterais dependerá da suspensão do bloqueio, que a realidade do bloqueio seja modificada substancialmente mediante as amplas faculdades que o presidente dos Estados Unidos tem", acrescentou.

Nesta segunda, durante discurso ante a Assembleia Geral da ONU, Obama defendeu o levantamento do bloqueio e disse estar confiante de que o Congresso "inevitavelmente levantará um embargo que não deveria mais estar em vigor", diante dos aplausos das delegações dos 193 países membros.
Obama e Castro apertaram as mãos no início do encontro, o segundo entre os dois desde a reunião de abril durante a Cúpula das Américas no Panamá.
Durante a reunião, realizada em um "ambiente respeitoso e construtivo", segundo o chanceler cubano, os dois presidentes "trocaram pontos de vista sobre a recente visita do Papa Francisco a ambos países".
Também decidiram "continuar trabalhando em uma agenda bilateral fixada na cooperação de terceiros países e desenvolvimento do diálogo bilateral", segundo o chanceler.
Os presidentes americano Barack Obama e cubano Raúl Castro durante encontro na sede da ONU nesta terça-feira (29) (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)Os presidentes americano Barack Obama e cubano Raúl Castro durante encontro na sede da ONU nesta terça-feira (29) (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)
Embargo
Na segunda-feira, em seu discurso ante a Assembleia Geral da ONU, Obama pediu o levantamento do embargo de seu país contra Havana diante do olhar de Castro, presente pela primeira vez no grande encontro anual das Nações Unidas.
Em seu discurso, mais tarde no mesmo dia, Castro destacou a aproximação entre Havana e Washington, mas advertiu que ainda há um longo processo em direção à normalização dos laços bilaterais que só será concluído com o fim do bloqueio.
O Congresso é o único facultado para desmontar o embargo, uma estrutura legal em vigor desde 1962 que está codificado em várias normativas, a mais completa delas a lei Helms-Burton de 1996.
No entanto, o partido Republicano, que controla as duas câmaras do Congresso, é um opositor ferrenho da aproximação com Cuba e se nega a levantar as sanções contra a ilha.
Mas como demonstrou com outros assuntos na reta final de seu mandato, Obama não deixou que a oposição republicana interrompesse a aproximação com Cuba, localizada a apenas 140 quilômetros da Flórida (sudeste).

Article 5

$
0
0
DILMATANDO...

Dilma sanciona reforma política, mas veta doação de empresa a campanha

Supremo considerou o financiamento por empresa inconstitucional.
Ao todo, foram sete vetos, incluindo também impressão de voto em urna.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União".
No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.

O artigo sobre doações de empresas vetado pela presidente tinha a seguinte redação após ter sido aprovado no Congresso: "Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações".
   Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.

"A possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, que seriam regulamentadas por esses dispositivos, confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático, como decidiu o Supremo Tribunal Federal - STF", diz a justificativa.

Diante do veto de Dilma, caberá ao Congresso Nacional analisá-lo e decidir se o mantém ou o derruba. Para derrubar um veto presidencial , são necessários 257 votos de deputados e outros 41 de senadores. A próxima sessão de votação de vetos presidenciais está marcada para esta quarta-feira (30).

Nesta terça-feira, em uma manobra para permitir o financiamento empresarial de campanha nas eleições de 2016, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exigiu que eventual veto da presidente Dilma Rousseff a doações empresariais fosse incluído na pauta da sessão desta quarta-feira.

"A posição da maioria dos líderes é não votar nenhum veto se não puder votar também o veto da lei eleitoral. Eu cumpro o que a maioria dos líderes assim decidir", disse Cunha.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, reagiu, dizendo que incluir o veto à doação de empresas na sessão de quarta seria um gesto inútil.
"A apreciação desse veto na sessão de amanhã [quarta], quando o Brasil espera que concluamos apreciação dos outros vetos, seria gesto inútil do Congresso Nacional. Seria um gesto sem nenhuma eficácia", afirmou Renan.

Ele argumentou que a apreciação desse possível veto iria contra a regra do Congresso Nacional que estabelece que os vetos devem ser pautados depois de 30 dias a partir da data de chegada ao Legislativo.

PEC da reforma política
O veto da presidente e a decisão do STF não interferem no andamento de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), em andamento no Congresso, que restabelece a doação de empresas a campanhas. O texto já foi aprovado pela Câmara e agora aguarda votação em dois turnos no Senado. Como se trata de uma PEC, sua aprovação leva à promulgação pelo próprio Congresso, sem necessidade de sanção pela presidente.
A eventual aprovação pode levar a um novo julgamento no Supremo sobre as doações, caso alguma entidade ou partido questione a constitucionalidade da emenda.

Prazo para filiação
Ao sancionar o projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.

Pela legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito – ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta (2).

Troca de partido
Outro ponto do projeto aprovado no Congresso e mantido pela presidente na sanção da lei foi o que trata da perda do mandato do detentor de cargo eletivo que se desfiliar sem justa causa.

Fica permitida somente a mudança de partido que ocorrer dentro dos 30 dias que antecedem o prazo final - de seis meses - estabelecido para a filiação com possibilidade de disputa na eleição, majoritária ou proporcional. O período deve se referir aos meses finais do mandato.

Pela lei, será considerada justa causa para a desfiliação de um partido, o que, portanto, não implica perda de mandato, “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “grave discriminação política pessoal”.

Voto impresso
Outro ponto aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pela presidente era o que previa a impressão, pela urna eletrônica, do registro do voto do eleitor.
Segundo o projeto, esse comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta.
Ao justificar o veto, Dilma argumentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestou-se contrariamente à sanção do item porque isso geria "altos custos", com impacto de R$ 1,8 bilhão.
"Além disso, esse aumento significativo de despesas não veio acompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, nem da comprovação de adequação orçamentária", explicou a presidente.

Article 4

$
0
0

Tribunal de Justiça do RN determina sequestro de R$ 16 milhões nas contas do Idema

TJ já havia notificado o órgão por não efetuar o pagamentoTJ já havia notificado o órgão por não efetuar o pagamentoO presidente em exercício do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Amílcar Maia, determinou o bloqueio de R$ 16.011.365,8216 nas contas do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para o pagamento de precatórios devidos pela autarquia.
A determinação se deu pelo descumprimento do diretor-geral do Idema que não fez o pagamento dos Instrumentos Precatórios Requisitórios (IPRs) no prazo legal, mesmo após ter sido notificado para tanto. Os valores deverão ser transferidos para uma conta judicial e pagos aos credores pela Divisão de Precatórios do TJRN.
O procedimento foi instaurado a partir da Divisão de Precatórios do TJRN, informando a ausência dos repasses e existência de precatórios não pagos desde o exercício de 2014.
“No caso, estando evidenciado o descumprimento, por parte do diretor-geral do Idema, do disposto no art. 100, §§ 3º e 4º, da Constituição Federal c/c o art. 13, I, da Lei n.º 12.153/2009, por não efetuar o pagamento dos IPRs descritos nos autos (fl. 06), no prazo legal, mesmo depois de notificado para tanto, cumpre proceder com o sequestro dos valores devidos”, aponta o desembargador Amílcar Maia, em sua decisão.
A determinação do sequestro dos R$ 16 milhões está fundamentada no artigo 100, §§ 3º, 4º e 6º da Constituição Federal, cumulado com o art. 13, inciso I, e § 1º da Lei nº 12.153/2009.

Article 3

$
0
0
SAIA JUSTA...

Manifestantes da Uern assumem palco da sessão solene da Câmara

Blog do César Santos

A tradicional Sessão da Abolição, realizada pela Câmara Municipal de Mossoró, foi marcada por protestos de estudantes e grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Os manifestantes, com faixas e cartazes, ocuparam os espaços do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Todos cobraram a sensibilidade do governador Robinson Faria (PSD).
O presidente da Câmara, Jório Nogueira (PSD), que é aliado do governador, permitiu a palavra do presidente da Aduern, professor Lemuel, e se comprometeu a conversar com Robinson em busca de uma solução.
O prefeito Silveira Júnior (PSD), presente ao evento, se encolheu na cadeira, ao ouvir as queixas dos manifestantes.
Nem parecia o mesmo Silveira que batia nos peitos para dizer que o governador devia a ele a sua eleição, devido o apoio de Mossoró.
A primeira-dama Juliane Faria, que receberia título de cidadã mossoroense, foi aconselhada a não comparecer, devido ao clima de revolta dos servidores e estudantes da Uern.
Clima controlado, Jório conduziu a sessão, com entrega de honrarias a pessoas e instituições.
Depois, na praça Cícero Dias, em frente ao teatro, foi realizada edição especial do projeto "Câmara Cultural", com a presença do cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas, agora cidadão mossoroense.

Article 2

$
0
0

DILMATANDO....

 

Aumento para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%.
Novos valores entram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).
gasolina_JH (Foto: TV Globo)
A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que realizou os reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Segundo a empresa, os novos valores entram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).
A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.
Aumentos anteriores
Em novembro de 2014, a Petrobras já havia aumentado o preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel, com altas de 3% e 5%, respectivamente. Em janeiro de 2015, a tributação incidente sobre a gasolina e o diesel também foi elevada, conforme o decreto presidencial 8.395, publicado no “Diário Oficial da União”.
O aumento foi repassado ao consumidor pelos postos de gasolina. De acordo com o Fisco, o impacto do aumento seria de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. Porém, o aumento variou em postos diferentes.
Fonte: www.g1.com.br

Article 1

$
0
0

[EXCLUSIVO] DR.JOÃO CARLOS E CARLOS LOPES ANUNCIAM APOIO A OPOSIÇÃO!

dia quarta-feira, 30 de setembro de 2015 0 comentários
》》política 
Uma comitiva liderada por Manoel Carlos (Manezinho), o vereador Canindé Rocha, a professora Piquena, o professor Silva Júnior e Gerinaldo, participou de um importante almoço nesta terça-feira na cidade de Mossoró. 
Toda essa comitiva foi montada para um diálogo com o fisioterapeuta Dr. João Carlos e seu pai, o senhor Carlos Lopes. Grandes nomes da política de Upanema, integrantes de famílias grandes e respeitadas que sem dúvidas mexem com o tabuleiro da nossa política.
De forma positiva e sem “arrodeios”, tanto Dr. João Carlos como Carlos Lopes foram enfáticos em afirmar que acreditam nesse grupo da oposição que está sendo formado e que vão fazer tudo o que for possível para contribuir para o crescimento do grupo. Outros detalhes foram acertados que não podem ser revelados no momento.
O certo é que Dr. João Carlos e Carlos Lopes são lideranças importantes que saem da base de apoio do prefeito e passam a integrar a oposição, mostrando sem dúvidas o desmonte do grupo do prefeito. Um duro golpe que será muito difícil a recuperação do grupo da situação.

Article 0

$
0
0

10% aprovam e 69% reprovam governo Dilma, diz Ibope

Segundo pesquisa, reprovação da presidente ficou na margem de erro.
Instituto ouviu 2.002 pessoas entre 18 e 21 de setembro, em 140 municípios.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT):
- Ótimo/bom: 10%
- Regular: 21%
- Ruim/péssimo: 69%
- Não sabe: 1%
Pesquisa Ibope de aprovação do governo Dilma Rousseff encomendada pela CNI (Foto: Editoria de Arte / G1)
Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como "ruim" ou "péssima"; e 21% consideravam a gestão "regular".
A rejeição ao governo Dilma apontado nesta edição da pesquisa (69%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o instituto, entretanto, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista "ruim ou péssimo" ficou dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa.
Desta vez, o Ibope também identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, demonstra a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam.
Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam.
O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios.
O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
De acordo com os coordenadores do levantamento CNI/Ibope, a soma dos percentuais pode não igualar 100% em decorrência do arredondamento dos índices.
Segundo mandato
Após questionar os eleitores sobre a comparação entre o primeiro e segundo mandato de Dilma, a pesquisa afirma que 3% consideram a segunda gestão melhor; 14%, igual; e 82%, pior.
Quanto às perspectivas dos eleitores em relação ao restante do governo Dilma, 11% disseram esperar que seja "ótimo/bom"; 21%, "regular"; e 63%, "ruim/péssimo".
Notícias sobre o governo
O levantamento do Ibope listou as notícias sobre o governo mais lembradas pelos entrevistados. Leia as cinco mais citadas:
- Operação Lava Jato: 13%
- Volta da CPMF: 8%
- Aumento de impostos: 7%
- Impeachment da presidente Dilma Rousseff: 7%
- Corrupção do governo (sem especificar): 4%
A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a opinião deles por área de atuação do governo. Veja os resultados:
Combate à fome e à pobreza
Aprovam: 29%
Desaprovam: 68%
Não souberam/não responderam: 4%
Segurança pública
Aprovam: 14%
Desaprovam: 82%
Não souberam/não responderam: 4%
Taxa de juros
Aprovam:6%
Desaprovam: 89%
Não souberam/não responderam: 5%
Combate à inflação
Aprovam: 12%
Desaprovam: 83%
não souberam/não responderam: 5%
Combate ao desemprego
aprovam:14%
desaprovam: 83%
Não souberam/não responderam: 3%
Impostos
Aprovam: 7%
Desaprovam: 90%
Não souberam/não responderam: 3%
Meio Ambiente
Aprovam:25%
Desaprovam: 65%
Não souberam/não responderam: 10%
Saúde
Aprovam:13%
Desaprovam: 84%
Não souberam/não responderam: 3%
Educação
Aprovam: 23%
Desaprovam: 73%
Não souberam/não responderam: 3%

Article 1

$
0
0

Cantor posta fotos e é multado por apologia a abate de bichos silvestres

Artista de boi-bumbá do AM postou imagens de animais em redes sociais.
Postagens com indicativos de consumo podem causar detenção de até 1 ano.

Do G1 AM
Prince do Boi (Foto: Reprodução/Instagram)Prince do Boi postou imagens de animais silvestres
em redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou o cantor Prince do Boi em R$ 35,5 mil após o artista publicar em redes sociais fotos de animais silvestres com legendas fazendo apologia ao consumo.
Segundo o Ibama, nas postagens pode-se ver imagens de três tartarugas, cinco mucuras, uma paca, uma cutia, um jacaré, dois macacos, um papagaio, duas cobras e uma anta.
Procurado pelo G1, Prince disse que não estava sabendo da denúncia. O cantor confirmou que as fotos analisadas pelo Ibama realmente foram postadas por ele.
'Piada'
Segundo o artista, no entanto, as imagens foram publicadas em tom de piada.
"Eu não como [animais silvestres]. Postei aquilo de brincadeira. Não saio de casa para caçar animal na selva. Essa foto com a tartaruga foi [no município de] Barreirinha. Teve um festival lá e eu fui. Eu estava passando e tinha um pessoal comendo. Bati uma foto e fiz uma brincadeira dizendo 'olha o almoço'", disse.
"Em outra ocasião, fui a uma comunidade e vi uma capivara, que estava sendo preparada por um senhor que é pescador. Ele me ofereceu, mas recusei. Pedi para tirar uma foto, porque o pessoal fica com nojo... Quis fazer uma brincadeira.", esclareceu.
Postagens com indicativos de consumo, uso, cativeiro e matança de animais silvestres são monitoradas pelo instituto.
Prince do Boi postou fotos de animais mortos em rede social  (Foto: Reprodução/Instagram)Prince do Boi postou fotos de animais mortos em rede social (Foto: Reprodução/Instagram)
A pena prevista, conforme Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de crimes ambientais), é detenção de seis meses a um ano e multa.
O valor varia de R$ 500 a R$ 5.000,00 por espécime, no caso de constar em lista oficial de fauna ameaçada de extinção (ou da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES), conforme artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/2008.
O autuado terá 20 dias para para pagar a multa ou apresentar defesa.
"Postagens como esta têm sido apuradas e seus autores punidos exemplarmente pelo Ibama para conscientizar e dissuadir as pessoas que pensam ser aceitável consumir animais silvestres e publicar esse tipo de crime ambiental em redes sociais", disse Mário Lúcio da Silva Reis, superintendente do Ibama do Amazonas, em nota enviada à imprensa.
O caso também será denunciado ao Ministerio Público Estadual para apuração no âmbito criminal.
*colaborou Camila Henriques, do G1 AM

Article 0

$
0
0

Potiguar, Sport Magia e Areia Branca disputam vaga na Taça Mossoró

Foto: Josemário Alves
29 Set
16:092015

Da redação

Jogam nesta terça-feira (29), pela última rodada da fase classificatória da Taça Prefeitura de Mossoró, as equipes de Upanema, Areia Branca, Sport Magia e Potiguar. As partidas começam às 19h, no estádio municipal Prof. Manoel Leonardo Nogueira, o “Nogueirão”.

O jogo mais esperado é o do Potiguar, que enfrenta o Sport Magia em busca de uma vaga na 2ª fase do campeonato. As duas equipes fazem parte do grupo C e estão empatados na quantidade de pontos.

Na outra partida, o Areia Branca recebe o já classificado Upanema, em busca de um empate com gols para não morrer na competição.

O time de Areia Branca é o 4º do seu grupo e possui 5 pontos. Se empatar com a equipe de Upanema, com gols (2 pontos), ultrapassa o Cabelo de Negro e o City Car na tabela e vai para 2ª colocação.

Já estão classificados para a 2ª fase da Taça Prefeitura de Mossoró, os times de Serra do Mel e Cearazinho, ambos do grupo A, Upanema, do grupo B, e o Marseg Vigilância, do grupo C.

Ao todo, são oito vagas na fase do mata-mata: os dois melhores de cada grupo e os dois 3º melhores da competição.
(Arte gráfica / Josemário Alves - Mossoró Hoje)

Article 3

$
0
0
SERRA DO MEL TEM NOVO PRESIDENTE DO PSDC...

Recebi a visita do amigo Braz Lino. Braz Lino de Oliveira sua história se confiunde com a prórpia história da Serra do Mel. Braz é professor, foi vice  diretor e por duas  vezes diretor da escola Padre José de Anchieta, Secretário de Educação nos governos de Silvio Romero, Izete, Bibiano (por dois mandatos) e no governo interino de Fábio. Hoje ocupa a Secretaria de Agricultura desenvolvendo e contribuindo de forma efetiva com o municipio. Na política foi do PFL nos anos de 1985/86 em 2004 foi para o PSDC (Partido Social Democrata Cristão) depois entrou no PMDB e ficou por 12 anos onde foi candidato a prefeito. Passou um periodo no PP (Partido Progressista) deixou essa semana para assumir a presidencia do PSDC (Partido Social Democrata Cristão). " Estou muito contente de poder participar da campanha do próximo ano 2016  e contribuir mais uma vez com os amigos de Serra do Mel.

Article 2

$
0
0

Postado em  01/10/2015 - 12:22

'Cinquentinhas' têm até 28 de março de 2016 para regularização

Os proprietários de ciclomotores, conhecidos popularmente por “cinquentinhas”, adquiridos antes do dia 31 de julho deste ano, têm o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para procederem ao devido registro e licenciamento de seus veículos no Detran-RN. O prazo, que termina em 28 de março de 2016, é contado a partir de hoje, quinta-feira 1º, data da publicação no Diário Oficial do Estado, da Portaria nº 1.907/2015-GADIR, assinada pelo diretor Geral do Detran, Júlio César Câmara.
A concessão do prazo tem a finalidade exclusiva de proporcionar aos proprietários dos ciclomotores as condições necessárias para a efetivação do registro e licenciamento. Durante os 180 (cento e oitenta) dias concedidos, os condutores desses veículos, quando em circulação nas vias terrestres, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), deverão portar obrigatoriamente a Nota Fiscal de aquisição dos mesmos.
Os proprietários/condutores dos ciclomotores, durante o prazo concedido, deverão cumprir a legislação de trânsito em relação às demais exigências quando das ações de fiscalização dos órgãos de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O seu descumprimento o ensejará a adoção das medidas administrativas e aplicação das penalidades correspondentes, desde que não sejam relacionadas ao registro e licenciamento do ciclomotor.
Após o prazo estabelecido, os ciclomotores que não estiverem devidamente registrados e licenciados incorrerão no descumprimento do Art. 230, inciso V do CTB.
Viewing all 5648 articles
Browse latest View live