Instrutor do Senac Mossoró ganha concurso nacional com projeto de empreendedorismo
- Publicado em 12 de Dezembro de 2014
- : por Redação

Concorreram os dez melhores projetos desenvolvidos no Brasil. O vencedor ganhou um tablet e uma viagem nacional a um centro especializado em empreendedorismo.
O projeto desenvolvido pelo potiguar Mário Kleber teve como foco uma turma do Curso de Montador e Reparador de Computadores do Senac, em Mossoró. "Nosso diferencial foi utilizar o empreendedorismo em uma perspectiva de respeito ao meio ambiente. A partir do conceito de TI Verde, que consiste na ideia de criar possibilidades sustentáveis para equipamentos eletrônicos sem utilização, nossos alunos desenvolveram um plano de negócio e passaram a atuar como uma empresa cujo foco era reutilização de lixo eletrônico", disse.
Com isso, a turma criou um computador sustentável, montado a partir de peças que seriam descartadas; desenvolveu um protótipo de mouse que teve como matéria-prima borracha de pneus, bem como construiu outros equipamentos reutilizando itens que seriam descartados.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, este é mais um reconhecimento da excelência educacional desenvolvida pelo Senac no Rio Grande do Norte. "Ao longo dos últimos anos, o Senac tem se destacado em diversas competições de educação profissional em âmbito nacional e internacional. Resultados como esse revelam o alto nível de capacitação de nossos profissionais e a metodologia de ensino diferenciada desenvolvida pela instituição", diz.
Fruto da parceria entre o Ministério da Educação, Sebrae e rede de parceiros, o Pronatec Empreendedor integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo inserir conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo o país. Para estimular o empreendedorismo e revelar projetos de sucesso, desde 2013, são realizadas premiações para os melhores trabalhos desenvolvidos no país, nesta modalidade do programa.