Quantcast
Channel: G&A Consultoria
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648

BRASIL

$
0
0
PREFEITOS CASSADOS...

Um ano após posse, Brasil tem 107 prefeitos com mandatos cassados
Número representa 85,6% dos eleitos que precisaram deixar o cargo antes do primeiro ano de gestão
Wilson Moreno
Cláudia Regina integra a estatística dos cassados
Um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 10, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos em 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando do Executivo municipal. A maior parte, 107, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% dos afastamentos.
Mossoró é um dos exemplos entre as cidades que tiveram afastamento de prefeito. A advogada e assistente social Cláudia Regina (DEM), escolhida no pleito municipal de 2012, teve o seu registro cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O mesmo aconteceu com o vice, Wellington Filho (PMDB).
Por isso, desde o ano passado, a cidade vem sendo governada pelo então presidente da Câmara, o vereador Francisco José Júnior (PSD), que já está há mais de um mês no poder e espera o agendamento de eleição suplementar.
Segundo os dados da CNM, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), além de um que deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (dez).
Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação a levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

Fonte: Agência Brasil

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648