Quantcast
Channel: G&A Consultoria
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648

MOSSORÓ

$
0
0
MUITO IMPORTANTE...

Câmara instala CEI para investigar folha de pagamento da Prefeitura de Mossoró

Apesar do empenho de Francisco Carlos, CEI foi aprovadaApesar do empenho de Francisco Carlos, CEI foi aprovadaUm dia histórico na Câmara Municipal de Mossoró. Pela primeira vez é instalada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). O trabalho é equivalente ao de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.
O objetivo da comissão é investigar possíveis irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura de Mossoró.
A proposta partiu dos sete vereadores de oposição: Jório Nogueira (PSD), Tomaz Neto (PDT), Vingt-un Neto (PSB), Genivan Vale (PR), Luiz Carlos (PT), Soldado Jadson (PT do B) e Lairinho Rosado (PSB).
A bancada governista, por meio do vereador Francisco Carlos (PV), ainda tentou articular a retirada do requerimento apontando falhas. No entanto, após reunião interna e consulta ao regimento o presidente Francisco José Júnior (PSD) instalou a CEI que será presidida pelo vereador Vingt-un Neto. No entanto, a maioria será governista. A relatoria será de Tássyo Mardonny (PSDB) e a secretaria de Alex Moacir (PMDB). Um dos critérios adotados é o de que nenhum servidor do município fizesse parte da comissão. "Todos nós fomos pegos de surpresa. Estou na Câmara há 12 anos e nunca tivemos um pedido desses. Estava claro no Regimento Interno que a CEI poderia ser instalada. Se tem irregularidade temos que investigar, é uma das prerrogativas da Câmara. Apesar de termos outras prerrogativas na Constituição", acrescentou.
Indicado para a presidência, Vingt-un Neto disse encarar a missão como um desafio. "Em nome da transparência e do zelo a gente decidiu entrar com esse requerimento e o presidente Francisco José Junior me indicou para presidir os trabalhos. Apesar de não ser dos mais experientes, aceito o desafio e vou cumprir todas as prerrogativas", frisou.
O relator Tássyo Mardonny seguiu no mesmo sentido de Vingt-un Neto. "Faremos o trabalho da maneira mais correta possível. Vou sentar com Vingt-un Neto para discutirmos o inícios dos trabalhos", disse o tucano.
A CEI tem um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.
Secretário afirma que prefeita encara comissão com tranquilidade
O secretário de Comunicação Julierme Torres disse que a instalação da CEI da folha de pagamento não preocupa o Palácio da Resistência.
Segundo o auxiliar da prefeita Cláudia Regina (DEM), não há nada que esconder. "A prefeita não tem dificuldade nenhuma com a CEI. Essa é uma prerrogativa da Câmara, mas não preocupa porque está tudo no Portal da Transparência. Não tem nada obscuro", garantiu.
O líder do governo Manoel Bezerra (DEM) disse encarar com naturalidade a instalação da primeira CEI na história recente da Câmara. "Vejo como algo normal. Em toda casa parlamentar acontece isso", acrescentou.

OPOSIÇÃO

Já a oposição viu a instalação da CEI como uma oportunidade de se esclarecer fatos que geram desconfianças. "Eu recebi a notícia com esperança. Teremos a chance de descobrir o que aconteceu nos últimos anos. Quem tiver algum pecado vai ter que responder. Pelos nossos cálculos temos muitas gorduras na folha", frisou.
O vereador Genivan Vale analisou a CEI como uma oportunidade de se entender o que acontece com a folha de pagamento. "É interessante essa investigação porque temos 87 guardas municipais aprovados e não chamam por causa do limite prudencial. Temos muitas denúncias de reduções salariais ilegais e de gente ganhando sem trabalhar", disparou.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648