Quantcast
Channel: G&A Consultoria
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648

Article 1

$
0
0
MOSSORÓ


CATÓLICOS...

Fiéis celebram a festa de Corpus Christi

 Hoje é dia de Corpus Christi, uma terminologia que vem do latim e significa Corpo de Cristo. Nesta data, que é uma das mais importantes do cristianismo, os fiéis celebram o mistério do sacramento do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia. O Deus que se fez carne para rendição dos pecados da humanidade.
Para comemorar a data, a diocese realiza vasta programação com cânticos, celebrações, procissão e os tradicionais tapetes de sal. Para acolher os fiéis haverá uma missa, às 17h, na Catedral de Santa Luzia. A celebração será presidida pelo bispo dom Mariano Manzana e concelebrada por sacerdotes de diferentes paróquias.
Após a missa será realizada a tradicional procissão de Corpus Christi pelas principais vias do centro da cidade. A caminhada seguirá até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde haverá a benção do Santíssimo.
Padre Walter Collini disse que a expectativa é que cerca de 4 mil pessoas participem dos eventos. "Inicialmente a programação iria acontecer na Paróquia do Menino Jesus, porém com as obras de interdição do cruzamento da avenida Abel Coelho e BR-304, tivemos que transferir a celebração para a Catedral de Santa Luzia. As paróquias não irão celebrar missa no turno da tarde, uma vez que vamos realizar uma missa única às 17h", relata o padre.
De acordo com registros históricos, a então freira Juliana, a quem Jesus havia revelado a necessidade de que as pessoas reconhecessem sua presença real na Eucaristia, fez um pedido para o bispo de Liège, dom Roberto de Thorete, para que fosse instituída a Festa de Corpus Christi na diocese.
Concedida a autorização, em 1246,a freira passou a ornar as ruas por onde a procissão que conduzia o Santíssimo Sacramento passaria, a partir de 1247. Essa tradição se espalhou por toda a Europa.
A festa religiosa de Corpus Christi chegou ao Brasil por meio de colonizadores. A primeira cidade brasileira a preparar tapetes foi Ouro Preto,que passou a usar também serragem. Como no Brasil a diversidade de materiais é imensa, a criatividade tomou conta da tradição e passaram a usar sal, borra de café,areia,tampas de garrafa, entre outros artefatos para ornamentar a procissão de Corpus Christi.
Desde então, os fiéis montam os tapetes pelas ruas com dizeres e figuras relativas ao assunto por onde passa a procissão. Em Mossoró,a diocese mantém viva a tradição de ornamentar o percurso da procissão de Corpus Christi com os tapetes de sal.
A festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, sempre no primeiro domingo após Pentecostes, que, por sua vez, é celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa.
A data foi escolhida em referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Tapetes de sal são tradição na festa religiosa
Os tapetes de sal são uma das maiores tradições instituídas pela Igreja para exaltar o amor ao Corpo de Cristo. A origem dos inicialmente chamados de tapetes florais, já que o adorno era principalmente feito de flores, surgiu da experiência mística de Santa Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica.
Este ano os tapetes de sal serão confeccionados por representantes de grupos pastorais nas ruas do centro da cidade, uma vez que a procissão será realizada neste local. A previsão é que mais de 40 pessoas participem desse projeto.
"Acredito que o número de tapetes seja menor, já que o trecho a ser percorrido é mais curto. Várias comunidades devem participar da confecção, esta é uma forma encontrada pelos fiéis para demonstrar seu carinho", comentou Collini.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 5648