Potiguar estreia na Série D vencendo Itabaiana no Estádio Nogueirão
Edinaldo Moreno - F9Com um primeiro tempo de fazer a torcida acreditar que realizar uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série D e um segundo tempo de sufoco, o Potiguar venceu o Itabaiana na estreia da competição nacional e largou bem no grupo A8 da Série D.
O único gol da partida foi marcado pelo meia Tiago Barreiros, aos 23 minutos do primeiro tempo, após rebote do goleiro Max em cobrança de falta do lateral-direito Rossales da entrada a área.
Um lance que poderia mudar os rumos do jogo e do placar foi o pênalti desperdiçado pelo atacante Paulinho Macaíba, aos 25 minutos. O jogador bateu no canto direito de Santos, que foi na bola, mas ela foi para fora. O alvirrubro mossoroense criou boas chances de gol, mas não conseguiu concretiza-las.
Já na etapa final o time foi sufocado em seu campo e correu risco de levar o empate dos sergipanos. Porém, a pressão foi desordenada e os lances, até que assustaram a defensiva mossoroense, mas que não foram realizadas com sucesso pelo Tremendão da Serra.
Agora o Potiguar terá uma semana de preparação para enfrentar o Uniclinic, fora de casa, na próxima segunda-feira, 20, em Fortaleza. O Itabaiana pegará o Serra Talhada no domingo, 19, em casa, pela segunda rodada da chave.
O resultado positivo quebrou dois tabus do Potiguar em Brasileirões. O primeiro foi que a equipe conquistou a primeira vitória na Série D, algo que não havia ocorrido nas edições de 2010 e 2013. Já o outro tabu foi de não vencer em estreias desde 1999, quando venceu o Botafogo da Paraíba, por 2 a 1, também no Nogueirão.
PRIMEIRO TEMPO
Aos 4 minutos Jozicley lançou Tiago Sousa pela esquerda. O atacante alvirrubro se livrou o lateral Ceará, mas na hora do chute foi travado pela zaga do Itabaiana.
Aos 5 minutos Rossales chutou forte da entrada da área e abola desviou no jogador do time sergipano indo pela linha de fundo assustando o goleiro Max.
Aos 6 minutos Giovanni fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. O zagueiro Cláudio Baiano escorou para a pequena área e a bola sobrou para o goleiro Max que defendeu sem dificuldade.
Aos 10 minutos o zagueiro Anselmo arrancou com a bola dominda desde o campo defensivo e passou para o meia Giovanni, que cortou o lateral e cruzou para a área, mas a bola passou por cima do lateral Nininho indo pela linha de fundo.
Aos 11 minutos o zagueiro Anselmo fez um lance bonito pela direita após cruzamento. Ele deu um chapéu no atacante Fabiano dentro da área, mas na hora do arremate chutou por cima desperdiçando a primeira grande chance de gol do alvirrubro mossoroense.
Aos 12 minutos a defesa do Potiguar deu bobeira na cobrança de falta e o meio campista Daniel cruzou para a área com o goleiro Santos pegando sem problema.
Aos 15 minutos o meia Giovanni levou um cartão amarelo de graça após o árbitro pedir para o atleta colocar a bola na linha do escanteio.
Aos 16 minutos Tiago Sousa impediu a saída de bola rápida do goleiro Max e também levou cartão amarelo.
Aos 23 minutos o Potiguar abriu o placar com o meia Tiago Barreiros após reobote do goleiro Max na cobrança de falta do lateral-direito Rossales. O arqueiro defendeu o chute do atleta alvirrubro parao meio da área e Barreiros apenas mandou para o fundo do gol.
Aos 25 minutos o árbitro Clizaldo França marcou pênalti de Nininho em cima de Ceará.
Aos 26 minutos Paulinho Macaíba chutou a penalidade para fora desperdiçando a grande chance do Itabaiana de empatar a partida dois minutos após sofrer o gol. No lance, o goleiro Santos levou cartão amarelo após ter dito algo para o árbitro Clizaldo França.
Aos 29 minutos o zagueiro Menezes ganhou de Tiago Barreiros na direita e da entrada da área chutou forte, mas a bola passou sobre o gol de Santos.
Aos 31 minutos o árbitro Clizaldo França foi falar com o técnico Emanoel Sacramento para que ele tivesse calma. O auxiliar Edinho Cardoso reclamou com veemência e foi expulso do banco de reservas do Potiguar.
Aos 35 minutos Igor perdeu um gol praticamente feito após o atacante Fabiano escorar cruzamento de Menezes. A zaga alvirrubra apenas assistiu a troca de passes dentro da área. A bola de Igor passou a esquerda do goleiro Santos, que já estava batido no lance.
Aos 37 minutos o Potiguar trabalhou bem a bola no meio de campo e Jozicley deu um bom passe para Tiago Sousa, mas o atacante alvirrubro não conseguiu chegar primeiro do que o goleiro Max, que mandou para a linha lateral.
Aos 43 minutos Tiago Barreiros perdeu a bola na intermediária ofensiva e o Itabaiana puxou o contra-ataque com Jucemar que cruzou para a área e o atacante Fabiano cabeceou mal com a bola passando à esquerda do gol de Santos.
Aos 45 minutos Paulinho Macaíba recebeu bola na entrada da área do lateral Ceará, mas na hora do chute mandou a bola por cima do gol.
Aos 47 minutos o árbitro Clizaldo França deu por encerrado do primeiro tempo. Em boa parte do tempo a torcida alvirrubra contestou as marcações de Clizaldo.
SEGUNDO TEMPO
Aos 3 minutos Paulinho Macaíba ganhou de Cláudio Baiano pela direita e cruzou para a área para o atacante Fabiano, mas Rossales interceptou e mandou a bola para fora.
Também aos 3 minutos Janilson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. O atacante Fabiano ganhou no corpo de Cláudio Baiano e de virada chutou por cima do gol de Santos.
Aos 7 minutos Tiago Sousa disputou bola com o zagueiro do Itabaiana e a bola sobrou para Sidney que chutou forte, mas a bola passou à esquerda do gol de Max.
Aos 8 minutos Clizaldo França deu amarelo para o zagueiro Cláudio Baiano por se enroscar com o atacante Fabiano na área alvirrubra.
Aos 14 minutos Giovanni descobriu Tiago Sousa na área, mas o atacante alvirrubro errou no cabeceio e a bola foi para trás desperdiçando uma boa chance degol para o time mossoroense.
Aos 18 minutos o jogador Igor chutou forte de fora da área e o goleiro Santos fez uma boa defesa evitando o gol de empate do Itabaiana
Aos 18 minutos o técnico Emanoel Sacramento fez a primeira substituição tirando o atacante Tiago Sousa e colocando o zagueiro Vitor.
Aos 20 minutos o Potiguar teve ótimo contra-ataque puxado por Giovanni. O meia passou a bola para Jozicley, que chutou forte e o goleiro Max defendeu. N asobre Tiago Barreiros chutou para nova defesa do goleiro, mas o auxiliar viu impedimento no lance.
Aos 26 minutos o autor do gol, até então da partida, Tiago Barreiros, deu lugar a Ciel.
Aos 28 minuto Ciel tomou a bola de Diogo Pereira no meio de campo e quando puxava o contra-ataque o jogador do Itabaiana o puxou. Clizaldo França aplicou cartão amarelo no atleta do time sergipano.
Aos 30 minutos Nininho bateu falta com perigo e a bola passou por todo mundo indo pela linha de fundo e assustando o goleiro Max. 337 125 502 6.040,00
Aos 31 minutos o meia Ciel perdeu uma grande chance de aumentar o placar para o Potiguar. Giovanni puxou contra-ataque pela esquerda e passou para o meia, que sozinho e na frente do goleiro Max desperdiçou a chance de fazer o segundo mandando em cima do arqueiro sergipano, que fez ótima defesa.
Aos 35 minutos Santos deu bom passe para Jozicley na esquerda. O meia do Potiguar avançou e passou a bola para Giovanni que chutou forte e o goleiro Max pegou bem no centro do gol em dois lances.
Aos 36 minutos o lateral Janilson deu uma entrada muito forte em Giovanni elevou cartão amarelo.
Aos 37 minutos Paulinho Macaíba desceu muito bem pela direita e a zaga do Potiguar conseguiu tirar a bola para escanteio.
Aos 38 minutos Santos socou mal a bola para o meio da área e o zagueiro Tiago Pereira tentou por cobertura, mas errou o alvo e abola foi pela linha de fundo.
Aos 39 minutos Victor cobrou falta, mas a bola passou por cima do gol de Max sem perigo.
Aos 43 minutos Digo Pereira cabeceou mal na grande área desperdiçando boa chance para o Itabaiana.
O árbitro deu cinco minutos de acréscimos.
Aos 47 minutos Fabiano subiu sozinho no meio da área do Potiguar, mas para sorte do alvirrubro o atacante não conseguiu cabecear com precisão e a bola não chegou ao gol de Santos.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Potiguar 1×0 Itabaiana – 1ª rodada do Brasileirão da Série D
Local: Nogueirão
Data: 12.06.2016
Horário: 17h
Árbitro: Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França (PB)
Auxiliares: Ruan Neres Souza de Queiros e Francisco de Assis da Hora (ambos do RN)
Gols: Tiago Barreiros 23’ 1º (POT)
Cartões amarelos: Giovanni (POT), Tiago Sousa (POT), Santos (POT), Cláudio Baiano (POT), Diogo Pereira (ITA)
Cartões vermelhos:
Renda: R$ 6.040,00
Público: 337 pagantes e 125 não-pagantes
Potiguar: Santos; Rossales, Anselmo, Cláudio Baiano e Nininho (Odair); Rafael Potiguar, Jozicley, Sidney, Tiago Barreiros (Ciel) e Giovanni; Tiago Souza (Victor). Técnico: Emanoel Sacramento
Itabaiana: Max; Ceará, Menezes, Heverton e Janilson; Jucemar, Daniel, Euzébio (Digo Pereira) e Igor; Fabiano e Paulinho Macaíba. Técnico: Leandro Campos