Falta de profissionais prejudica aulas na Escola Manoel Assis
Dois meses após as aulas da Escola Municipal Professor Manoel Assis serem suspensas por falta de profissionais para fazer serviço de limpeza e merenda, o problema volta a prejudicar os 700 estudantes da unidade. Diante da falta de recursos humanos, a unidade está funcionando em horário reduzido nos turnos da manhã e tarde.“No horário da manhã estamos liberando os alunos às 9h30, e no período da tarde as aulas estão encerrando às 15h30. A maioria de nossos estudantes é carente e não temos como mantê-los na escola em horário integral sem a merenda. Por isso, decidimos suspender as duas últimas aulas”, explica a diretora da unidade, Geruza Gomes.
Ela lembra que em março deste ano, quando a escola suspendeu integralmente as aulas por falta de profissionais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer se comprometeu a encaminhar profissionais terceirizados para complementar o quadro de funcionários da unidade. No entanto, esse encaminhamento de terceirizados não ocorreu, de fato.
Geruza Gomes afirma que, na época, após a suspensão das aulas, a escola conseguiu o apoio de voluntários, que, através do projeto “Amigos da Escola”, passaram a desempenhar o trabalho de merendeira e de limpeza enquanto a Secretaria de Educação encaminhasse os profissionais para executar esses serviços. Porém, passados dois meses, não houve nenhuma previsão de quando esses profissionais chegariam à escola.
“Ficamos desconfortáveis com essa situação, pois não tem como essas pessoas trabalhar na escola por tanto tempo sem receber, por isso nós as dispensamos. Comunicamos oficialmente à Secretaria de Educação e estamos aguardando uma posição”, declara a diretora.
Ela destaca que, atualmente, a escola possui apenas dois profissionais trabalhando na parte de apoio. “Temos a merenda, mas não temos quem faça. Também não há profissionais para fazer a limpeza da escola”, frisa.
A equipe de reportagem do JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Glaudionora da Silveira, através de sua assessoria, no entanto não obteve êxito nas tentativas.