Federação e clubes discutem Estadual 2016 nesta quinta-feira
Marcos Santos/Da RedaçãoO conselho técnico da Federação Estadual de futebol se reúne com os representantes dos clubes nesta quinta-feira, 15, para discutir o Campeonato Estadual de 2016.
A reunião está marcada para começar às 14h, na sede da Federação, em Natal.
Antes, porém, de iniciar a discussão sobre a competição, os assessores da entidade levarão para o conhecimento dos times um assunto polêmico: a apresentação de certidões negativas de débito determinada pelo Governo Federal.
Os times terão de apresentar esse documento até 10 dias antes de começar o Estadual, somente assim poderão estar aptos a participar do referido evento.
No encontro da tarde desta quinta-feira, as equipes terão de informar à federação se terão condições de retirar as CNDs no prazo estipulado pelo Governo.
Desconfia-se que poucos clubes do futebol potiguar atenderiam essa exigência, por conta da inadimplência com a União.
Diante do cenário desfavorável para o cumprimento da medida, existe a possibilidade de o Governo se sensibilizar com a situação dos times, estendendo o prazo para readequação da lei.
Na semana passada, em reunião com os seus filiados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu para cada federação um relatório sobre a situação local.
Quer expor ao Governo a necessidade de alterações no Programa de Modernização da Gestão e de Refinanciamento Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT), criado pela lei 13.155. Ou seja, quer que o Governo se sensibilize para salvar, assim, os Estaduais.
FÓRMULA DE DISPUTA
Se houver tempo, uma provável mudança na formula de disputa do campeonato poderá ser discutida entre as equipes e a Federação. A última, classificando-se dois times para a decisão de turnos, já atendeu os dois anos conforme Estatuto do Torcedor, e assim poderá ser alterada.
Mas isso dependeria da disponibilidade de datas