Seca do Açude Gargalheiras agrava crise de abastecimento
- Publicado em 12 de Setembro de 2015
- : por Redação

A situação mais crítica é vivenciada em Pau dos Ferros. Conforme a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), dois carros-pipa estão transportando 1,92 milhão de litros de água por dia para à cidade.
Os carros-pipa são uma medida emergencial que está custando um investimento diário de R$ 10 mil, segundo informações da Caern. Os carros usados no abastecimento pegam água em Florânia e fazem 10 viagens por dia para alcançar a meta.
Além dos carros-pipa, que distribuem a água em sistema de rodízio, outra fonte de abastecimento são dez poços tubulares que fornecem água para 12 chafarizes espalhados pela cidade. De acordo com o engenheiro da Caern, Eudes Medeiros, outros poços foram perfurados para aumentar o fornecimento de água. Por hora, 18 mil litros de água por hora estão sendo disponibilizados por meio dos poços.
O reservatório, que tem capacidade de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água, está em situação crítica. A falta de chuvas nos últimos anos foi o fator que mais contribuiu para o atual cenário.