Número de MEIs aumenta 22,31% no primeiro semestre deste ano
- Publicado em 08 de Julho de 2015
- : por Redação

Com o resultado, Mossoró ocupa a terceira posição no ranking estadual de crescimento do volume de MEIs, atrás somente das cidades de Natal e Parnamirim. Em todo o RN, 56.342 microempreendedores regularizaram o cadastro no primeiro semestre de 2014. Este ano foram 69.193 formalizações, o que representa crescimento de 22,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O total de cadastros em Mossoró até o último dia 30 de junho equivale a 8,56% do volume de MEIs potiguares. Nos seis primeiros meses do ano de 2014 o município detinha 8,59% dos microempreendedores formalizados no RN.
Ainda segundo o Sebrae, um setor que tem se destacado não só no Estado, mas em todo o Brasil é o ramo da beleza. Contudo, embora a presença de mulheres seja muito maior na área que vive esta expansão, a região Nordeste é a única em que elas não são a maioria dos MEIs no país, com percentual de 49% dos registros mediante a média nacional de 52%.
Mesmo não sendo a maioria dos empreendedores formalizados, o Sebrae reforça que as mulheres desempenham importante papel para o desenvolvimento da economia potiguar, gerando renda e, consequentemente, estimulando toda a cadeia produtiva e o surgimento de outros MEIs.
Além de gerar emprego e renda, os MEIs contribuem para aumento na arrecadação de impostos pelos governos municipal e estadual. Um levantamento feito pelo Sebrae/RN mostrou que, no ano passado, Mossoró foi a segunda cidade que mais recolheu o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) no RN. Ao todo, R$ 160,9 milhões foram transferidos aos cofres públicos, o que representa um crescimento de 11,9% em relação ao ano de 2013.
Abertas inscrições para Empretec no Sebrae
Empreendedores já com negócios formalizados e pessoas que desejam se cadastrar como MEI podem se inscrever para participar do Empretec, capacitação realizada entre os dias 20 e 25 deste mês com os consultores especialistas em diferentes áreas. Interessados devem procurar o Sebrae Mossoró através do telefone 3317-8800 e agendar a entrevista de seleção, realizada de 13 a 17 de julho.
"O Empretec tem metodologia voltada para estimular o empreendedorismo e foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O curso é aplicado no Brasil com exclusividade pelo Sebrae e pode transformar a trajetória de quem já tem um negócio", informa a assessoria de comunicação do Sebrae.
Além do Empretec, o Sebrae disponibiliza ainda vagas em cursos de formação em diferentes temas como vendas e gerenciamento de contas. O órgão conta ainda com equipe de consultores especializados em áreas como finanças, recursos humanos, design e tecnologia, e serviços gratuitos ou com média de 80% de subsídio.