Dois anos de UBS sucateada é lembrada com bolo e refrigerante
Com bolo e refrigerante, os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares da Costa, no Alto de São Manoel, “comemoraram” hoje, 24, dois anos de descaso do poder público com relação à unidade. Para o protesto, foram convidados profissionais da imprensa e os vereadores Genivan Vale (Pros) e Tomaz Neto (PDT).
Mais do que compartilhar do bolo e da data, os convidados foram chamados para presenciar a situação de abandono vivida pela UBS e somar força aos servidores para cobrar providências urgentes para a situação.
Segundo os funcionários, no dia 20 de abril de 2013, a unidade foi parcialmente interditada devido a rachaduras no teto. Com isso, foram suspensos os serviços de laboratório e o plantão odontológico. Passados dois anos, a situação na unidade permanece a mesma.
Além da interdição da sala de odontologia, o prédio da unidade apresenta vários problemas estruturais. “Os servidores nos informaram que desde abril de 2013 encaminham memorandos para a prefeitura pedindo soluções para estes problemas e até hoje não obtiveram nenhuma resposta”, diz Genivan Vale.
E complementa: “É preciso que a prefeitura tome uma atitude para resolver essa questão, pois vários cidadãos estão sendo prejudicados com a falta de atendimento adequado”.