![Auxiliar de padeiro Genilson Leite tenta economizar e mostra a conta de energia elétrica que acabou de pagar – Foto Alcivan Costa]()
Auxiliar de padeiro Genilson Leite tenta economizar e mostra a conta de energia elétrica que acabou de pagar – Foto Alcivan Costa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, no último dia 14, mais um reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). O novo reajuste entrou em vigor ontem, 22 e é válido para 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 7,18%, o que não agradou a ninguém. “Estou desligando tudo da tomada durante a noite lá em casa. Só fica ligada a geladeira, mas televisão, gelágua e outros eletrodomésticos eu desligo. Sei que é pouco, mas estou tentando desta forma”, diz o auxiliar de padeiro Genilson Leite.
A atendente Girlane Sheyla comenta que possui poucos eletrodomésticos, mas que sua conta é muito alta. “Só um computador, duas televisões e a geladeira e pago quase R$ 200,00 de luz, imagine quem tem mais e quem passa o dia com ar-condicionado ligado. É muito ruim, pois somos só eu e meus três filhos em casa, mas só eu trabalho”, afirma.
Não só os consumidores residenciais, mas os comerciantes também estão sentindo o aumento na tarifa de energia. “A minha aumentou mês passado, mas já estou esperando chegar com novo aumento. Aqui no comércio são dois freezers, antes eram três, mas de agosto do ano passado para cá venho tentando fazer uma economia, sempre desligo à noite. Em agosto, o consumo foi de 686 KW, hoje é de cerca de 400 KW, mas esse aumento prejudica todas as finanças do comércio”, diz o comerciante Francisco Nunes de Freitas.
Em março desde ano, o professor do Departamento de Eletrotécnica e diretor acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Hélio Henrique explicou para a reportagem do jornal GAZETA DO OESTE que o que é tarifado leva em consideração a potência e o tempo de permanência ligado.
Segundo ele, no ranking de eletrodomésticos que consomem mais energia ele destacou o ar-condicionado, o chuveiro elétrico, o ferro de engomar e o forno micro-ondas.
O professor deu algumas dicas para economizar energia elétrica. Veja no box abaixo:
DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA:
- Adquirir equipamentos com selo da Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia;
- Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de led (a de led é 30 vezes mais cara do que a incandescente, também mais cara do que a fluorescente, mas o retorno vem futuramente, com a economia de energia;
- Controle o uso do ar-condicionado, por exemplo, a temperatura ideal é entre 22 e 24, deixa o ambiente relativamente bom. Quanto mais baixa a temperatura, mais o aparelho trabalha forçado para atingir aquela temperatura.
- Se possível, não usar aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, o horário de maior consumo de energia, das 18h às 21h.