ACADEMIA DO AMIGO AGENILSON...
Crianças têm aulas gratuitas de taekwondo
O aspecto simples, mas bastante acolhedor do lugar mostra o empenho do professor em passar, para cada um deles, as técnicas necessárias à luta que envolve o Tae (pé), Kwon (mão) e Do (espírito/caminho).
Crianças do bairro Santo Antônio têm recebido, há alguns anos, aulas gratuitas de taekwondo de um professor bastante especial.
Agenilton Gonçalves é mossoroense por adoção, pois veio morar aqui ainda muito jovem e, nesta cidade, fixou residência. Lutador da arte marcial que exige o uso dos pés, das mãos e do espírito, o ex-comerciário é, hoje, não apenas um exemplo de superação, mas um exemplo de alguém que repassa conhecimentos para outras pessoas, como os recebeu.
“Quando eu era criança como eles, tive aulas gratuitas com o professor Marcelo Fernandes. À época, eu não tinha condições de pagar por essas aulas e hoje eu repasso o que ele fez comigo para outras crianças que também não podem pagar”, frisa Agenilton, destacando que o projeto começou há 3 anos.
No início, de acordo com ele, tudo foi iniciado no meio da rua mesmo, de maneira improvisada, mas depois, quando “as coisas foram melhorando”, ele foi incrementando a academia, hoje profissional, com equipamentos. “Fiz o tablado, com recursos próprios e também as demais coisas e hoje estamos aqui, neste ambiente já totalmente organizado”, destaca o professor, enquanto dá voz de comando a alguns alunos. “Vamos lá, pessoal! Mais uma volta!”
O aspecto simples, mas bastante acolhedor do lugar mostra o empenho do professor em passar, para cada um deles, as técnicas necessárias à luta que envolve o Tae (pé), Kwon (mão) e Do (espírito/caminho).
Mesmo sem receber apoios financeiros de terceiros, Agenilton segue sua saga de ensinar ao maior número de estudantes. “Sempre as terças, quintas e sábados estou aqui com esses alunos’, frisa.
Para os adultos, as aulas são pagas. “Somente as crianças têm esse acesso livre ao conhecimento e aprendizado desta arte marcial”, destaca.
Através desse esporte, segundo o professor, muitas crianças já têm mudado o estilo de vida e mesmo o desempenho em sala de aula. “Além disso, a prática de um esporte pode afastar a criança do mundo das drogas, das más companhias, etc”, salienta.
Os alunos que frequentam as aulas têm idades entre 5 e 17 anos. “Nossa academia tem crescido graças ao esforço de todos”, fala o professor, frisando que também dá aulas em outros lugares.
EXEMPLO DO PAI
Rafael Gonçalves, de 16 anos, seguiu o exemplo do pai. Desde criança pratica o esporte e hoje é campeão brasileiro da categoria 65. O título veio em um importante momento, quando a academia está se estruturando ainda mais. “Tive apoio de alguns amigos para concorrer a este título, além do meu pai, claro”, fala o garoto, enquanto chuta um dos sacos da academia.
A influência do pai foi decisiva, segundo ele, para que estivesse, hoje, dentro da academia, treinando sério. “Pretendo seguir carreira, se Deus quiser”, comenta Rafael.
O QUE É O ESPORTE
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.
Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% de socos e 70% de chutes.